Retorne ao SPIN

27 de novembro de 2014

A lógica dos justiceiros na Operação Lava Jato

O quadro falso na parede e a desvalorização da Petrobras, por Motta Araújo

O quadro falso na parede
Por Motta Araújo
O escritor Roger Peyrefitte na biografia de Ferand Legros TABLEAU DE CHASSE, mostra que o maior falsificador de quadros do Seculo XX operava com a piscologia do mundo de negocios.
Legros pode operar por decadas vendendo quadros perfeitos e falsos de mestres do realismo, neorealismo, barroco e impressionismo porque o museu lesado e entre eles estão os maiores do mundo, alem dos grandes colecionadores particulares, ao descobrir que o quadro era falso não fazia nenhum alarde ou escandalo e nem processava o falsario, porque?
Um colecionador que tem 200 quadros e depois sabe que um é falso não tem interesse em mostrar que foi enganado PORQUE LEVANTARIA SUSPEITA SOBRE TODA SUA COLEÇÃO. Se um é falso, o colecionador se gaba de sua sabedoria em comprar bons quadros (todos tem essa vaidade) MAS se ele foi enganado em um porque não poderia ter sido enganado em outros? Se o mercado sabe que o grande conhecedor comprou gato por lebre ele se queima no mercado.
É melhor fechar a boca e ficar quieto. Segundo Peyrefitte TODOS os grandes museus do mundo tem quadros falsos mas nenhum anuncia ou chama a policia por causa do efeito contaminação sobre todo o acervo. Museus e colecionadores compram e vendem quadros o tempo todo, quem vai comprar um quadro de um museu queanuncia que foi enganado por um falsificador?
Essa lição da psicologia dos negocios não foi ensinada no Brasil.
O barulho  armado com prisões espetaculares em cima das empreiteiras DESVALORIZOU todos os papéis brasileiros no exterior, até de empresas particulares, o efeito manada no mercado é terrivel, o Brasil se queimou perante fundos de investimento, analistas, bancos de investimento. A LAVA JATO vai recuperar um bilhão de reais se tanto, até agora foi uma fração disso, a perda de valor do pais BRASIL vai ser de quinhentas vezes esse valor, no minimo.
Pergunta-se, como a PETROBRAS vai financiar seu plano de investimentos até 2018, de 200 bilhões de dolares?


Resposta para os justiceiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário